Socialização da criança
Acompanhar o processo de socialização da criança em seus primeiros anos de vida é de fundamental importância para um desenvolvimento saudável, e para que a criança tenha um bom desenvolvimento é preciso antes de tudo que seja amada e desejada pela família, que possam compreender, apoiar, respeitar todas as dificuldades e barreiras que possivelmente enfrentarão, mas de maneira positiva, afinal faz parte do processo.
A psicologia cientifica estuda a subjetividade da criança nos diversos meios sociais em que ela está inserida, pois para cada ambiente seja em casa, seja na escola ou brincando ela se interage e constrói sua própria identidade.
O objetivo maior é estudar o processo de socialização da criança de 2 a 7 anos – que segundo Piaget (2007), é caracterizado como a primeira infância – sendo o desenvolvimento decorrente de uma interação entre características biológicas;antropológicas; sociológicas; psicológicas;políticas e culturais. É uma proposta desafiadora e indissoluvelmente associada a uma interdisciplinaridade de abordagens que se entrecruzam. Nesse trabalho, fizemos uma revisão bibliográfica e buscaremos desenvolver os seguintes pontos sobre a socialização da criança: 1) Construção Histórica; 2) Criança e desenvolvimento; 3) Criança e subjetividade; 4) Família – Socialização primaria da criança; 5) Escola e socialização da criança; 6) Mídia e tecnologia.
II - DESENVOLVIMENTO
1. DESENHO METODOLÓGICO
O objetivo geral do TIDIR I é estimular a busca de conhecimento sobre um determinado tema escolhido pelo grupo e após definido produzir diferentes formas de apresentação para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral.
Ao longo do trabalho foram realizados alguns objetivos específicos como elaborar o currículo lattes ; realizar pesquisas bibliográficas sobre os possíveis temas que o grupo gostaria de abordar através do site Scielo ou em livros, e realizar resenhas sobre o possível