NAFTA
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.
Este acordo foi uma expansão do antigo “Tratado de livre comércio Canadá-EUA”, de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob a as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo “tratado” na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.
NAFTA
North American Free Trade Agreement
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
É um tratado que busca garantir aos países participantes uma situação de livre circulação de mercadorias e serviços, derrubando as barreiras alfandegárias. Inciciou-se me 1988: Acordo de Liberalização Econômica.
Conduzidos pelo primeiro ministro canadense Brian Mulroney, e pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Houve uma considerável oposição em ambos os lados da fronteira, porém nos Estados Unidos ele se tornou possível depois que o presidente Bill Clinton transformou sua aprovação em uma iniciativa legislativa de maior importância em 1993.
O vice-presidente dos EUA, Al Gore tentou construir a sustentação para o documento debatendo o texto com H. Ross Perot (crítico declarado da NAFTA) no programa de televisão “Larry King Live”.
Após um intenso debate político e a negociação de diversos lados do acordo, o congresso americano aprovou a NAFTA por 234 votos a 200 e o senado americano aprovou por 61 a 38.
O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro