Socialismo jurídico
Em economia, a idéia da concorrência tem um uso muito amplo. Competição é como o alicerce para várias economias de livre mercado e as economias capitalistas, mesmo para essa matéria. Diferentes estruturas de mercado são o resultado de diferentes níveis de concorrência prevalecente no mercado particular. Concorrência perfeita, concorrência monopolística, monopólio e oligopólio são as diferentes estruturas de mercado formados na base da concorrência. Cada desta estrutura de mercado tem características peculiares, que ajudam a decidir economistas conveniência destes mercados, dependendo da sociedade. Estruturas de mercado oligopolistas são bastante comuns e algumas características de oligopólio principais são discutidas mais adiante.
O que é um mercado oligopolista?
Um mercado oligopolista é aquele que é dominado por alguns grandes fornecedores. Em um mercado oligopolista, as empresas líderes respondem por uma grande porcentagem de participação de mercado. As empresas fabricam produtos de marca e concorrência elevada entre eles resulta em publicidade emarketing tremendo passa por estas empresas. Formas principais são capazes de fazer lucros anormais no longo prazo, como as novas empresas têm inúmeras barreiras à entrada. Como todas as empresas em um mercado oligopolista são interdependentes, eles precisam considerar o impacto e as reações em outras empresas, determinando os respectivos preços e políticas de investimento. Produtos homogêneos, interdependência mútua, poucos grandes produtores e elevadas barreiras à entrada são características oligopolistas predominantes nesses mercados.
A indústria automobilística carro é um bom exemplo de um mercado oligopolista. Há vários concorrentes neste mercado, mas os dominantes incluem General Motors, Honda, Chrysler, Toyota e Ford. Os obstáculos à entrada prevenir outros participantes e preços é principalmente pela concorrência e pela compreensão mútua entre os principais fabricantes.