Negócios internacionais - a cultura das empresas no contexto das negociações internacionais
Cultura
Universidade Metodista de Piracicaba
Índice
* Introdução a Cultura Organizacional * A cultura de uma empresa e como administrá-la * Culturas adaptativas * Culturas conservadoras: * Culturas fortes * Culturas fracas * Diferenças Culturais dentro das Empresas * A difícil arte de conviver! * Estudo mostra como as diferenças culturais influenciam os negócios * Fazendo negócios no exterior? Uma simples gafe pode arruinar você. * Diferenças culturais levam empresas a pagar cursos para funcionários. * Exemplos de alguns costumes culturais de outros países que são essenciais para o conhecimento do profissional que atua nessa área: * Bibliografia
Introdução a Cultura Organizacional
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela distingue uma organização das demais.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
A cultura de uma empresa e como administrá-la
A cultura de uma empresa é de grande importância, pois ela pode construir ou destruir uma organização. Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira. Para alcançar resultados como para a organização, é necessário: * Descobrir qual é a sua cultura; * Decidir como ela deveria ser; * Mobilizar todos na direção desta cultura desejada.
As culturas das empresas mudam e evoluem ao longo do tempo na medida em que gerentes e funcionários saem da empresa, e outros são contratados. Se a cultura for forte, talvez não mude muito, entretanto,