Sobre a Aquisição da Linguagem
Segundo Noam Chomsky, a teoria inatista se dá aquele que nasce com capacidade de fazer algo, para o autor, todo ser humano possui de forma inata uma gramática, além disso há outras coisas que são inatas, como o choro, a sucção (mamar), o engatinhar, o balbucio e finalmente a fala. Em nota, a teoria inatista na concepção do escritor, a criança nasce para falar assim como o pássaro nasce para voar.
‘’Em termos formais, podemos descrever a aquisição da linguagem pela criança como uma variedade de construção de teoria. a criança descobre a teoria de sua língua com uma pequena quantidade de dados da língua. Devemos ter em mente também que a criança constrói essa teoria ideal sem instrução explícita, que adquire esse conhecimento numa fase que não é capaz de grandes desempenhos intelectuais.’’ (Chomsky, 1970)
‘’Para Chomsky, os bebês já nascem predispostos para aprender a falar, e todos os argumentos anteriores só demonstram que o bebê não começa do nada.’’ (Costa e Santos, 2003)
*Código: É um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens.
*Língua: é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
*Signo linguístico: na linguagem oral, o signo linguístico que utilizamos é a palavra... Quando o sinal de trânsito fica vermelho, a cor é o signo linguístico; assim, signo linguístico nada mais é do que as formas que temos de demonstrar e utilizar a linguagem, ou seja, comunicação.