Resumo sobre Aquisição da Linguagem
Alexandra F. L. de Souza2
Behaviorismo: esta teoria de aquisição da linguagem tem como principais pensadores Watson, Pavlov e Skinner. Segundo esta teoria, a linguagem é um recurso biológico comum aos seres humanos e acredita que a aquisição da linguagem se dá, primeiramente, em razão de uma herança genética, portanto, o ser humano como um ser passivo recebe estímulos do meio, começa a observar, imitar e reproduz a linguagem. A partir disso, é capaz de começar associar coisas e objetos, assim, aprende e abstrai o conhecimento de mundo por meio desse processo.
Em se tratando da aquisição da linguagem pela perspectiva inatista temos como referência teórica Noam Chomsky. Segunda esta perspectiva, a linguagem é um recurso biológico inato comum aos seres humanos, ou seja, o ser humano já nasce preparado para falar. Isto significa dizer que não basta ouvir, mas que há um dispositivo preparado para tal. Chomsky acredita que há uma Gramática Universal de bases biológicas.
O cognitivismo é uma perspectiva que pensa a aquisição da linguagem como um processo que está submetido à cognição humana. É na ação sobre o ambiente que o ser humano adquire a linguagem. Baseada em Piaget, para a aquisição da linguagem segundo esta teoria, interessam dois dos estágios do desenvolvimento: sensório-motor e pré-operatório.
O conexionismo é uma teoria de aquisição da linguagem que não têm um defensor em específico. A aquisição da linguagem é pensada como um conjunto de atividades mentais. Minimiza, portanto, a carga genética humana e pensa a mente como se fosse um computador, isto significa pensar a aquisição da linguagem como um processamento de informações, tal qual um computador processa dados. Também significa que esta teoria rejeita a modularidade e o entendimento da existência inata da linguagem.
Na compreensão interacionista da aquisição da linguagem são considerados os fatores sociais, fatores comunicativos e fatores