Atividades sobre aquisição da linguagem
A aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna. A respeito desse processo, há boas razões para afirmar que a aquisição da primeira língua é a maior façanha, de um processo individual, que podemos realizar durante toda a vida. Explicar esse processo é hoje considerado uma das tarefas centrais da linguística.
2) Em relação às abordagens teóricas em aquisição da linguagem, comente sobre o empirismo.
Como propostas empiristas entendem-se aquelas para as quais o conhecimento é derivado da experiência. Não se nega a existência da mente, nem que os seres humanos têm conhecimento e ideias na mente. A questão é como essas ideias foram adquiridas ou aprendidas.
3) Comente sobre Empirismo-behaviorista:
Skinner (1957) propunha ser capaz de predizer e controlar o comportamento verbal.
Estímulo Resposta Reforço
Exemplo: Imagine que a criança vê a mamadeira (estímulo) e diz papá. Se ele conseguir com isso que lhe deem a mamadeira, será reforçada positivamente “aprenderá” que quando quiser comida deve dizer “papá”.
Criança + mamadeira + papá + reforço = “aprendizagem”
4) Quais os pressupostos do Behaviorismo?
- A mente não é importante para a aquisição da linguagem; - A criança é uma tabula rasa; - A linguagem é aprendida através do processo de estímulo-resposta, imitação e reforço (positivo ou negativo); - Conhecimento inclusive o linguístico, provém da experiência.
*Reforço positivo = incentiva o comportamento
*Reforço negativo = inibe.
5) Quais os principais aspectos da abordagem conexionista da aquisição da linguagem?
Partindo do fato de que o cérebro humano processa informações através de redes neuronais, os conexionistas postulam que a língua é aprendida através dos mesmos mecanismos – procedimentos de aprendizagem que se aplicariam a todos os domínios da cognição humana. Assim, todo tipo de aprendizagem resulta da construção de