ingles
A importância da língua inglesa na educação infantil
Autora: Simone Carvalho Izidoro - Pedagogia
Professora Orientadora: Ms. Eloíse Maria Xavier Constancio de Castro
Faculdades Integradas de Jacareí
Resumo
Pautado na idéia de que quanto mais cedo a criança for exposta a uma segunda língua mais facilmente ela a desenvolverá, este artigo traz, através das pesquisas bibliográfica e de campo, algumas considerações sobre a aquisição da língua inglesa na educação infantil. O trabalho trata de algumas teorias desenvolvidas sobre a aquisição da linguagem e do inglês como segunda língua. Para verificar a importância do ensino da língua inglesa na educação infantil e quais fatores, como a idade, o desenvolvimento neurológico e o envolvimento psíco-sócio-afetivo, mais influenciam e contribuem para o processo de aprendizagem, foi feita uma pesquisa de campo com crianças de quatro anos de idade.
Este artigo procura mostrar também como a aprendizagem de uma segunda língua por aprendizes tão jovens pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes e habilidades em outros campos do conhecimento. Durante toda a pesquisa pôde-se observar que as crianças sabem diferenciar uma língua da outra, não misturam palavras e que o aprendizado de uma segunda língua contribui para o desenvolvimento da oralidade.
Palavras-chave: linguagem, idioma, inglês, educação infantil, ensino de inglês como segunda língua.
Introdução
Atualmente, sabe-se que é na Educação Infantil que a criança tem uma maior oportunidade de desenvolver suas potencialidades, de aprender a viver e a conviver em sociedade. Também é fato que o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, sendo hoje imprescindível que saibamos falar a língua inglesa com uma certa fluência se quisermos nos inserir neste mundo.
Portanto, devemos considerar que a escola de educação infantil pode ser o melhor lugar e o melhor momento para começar a aprendizagem da língua inglesa.
Não