Sobre cervejas
Dentro do portfólio rico de bebidas da AmBev, demos ênfase no seu mercado de cervejas.
Esse portfólio é conhecido pelas seguintes marcas: Antártica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Caracu, Franziskaner, Hoegaarden, Kronenbier, Leffe, Norteña, Original, Patricia, Polar Export, Quilmes, Serramalte, Skol e Stella Artois.
As marcas estudadas a seguir são as principais da empresa: Skol, Brahma e Budweiser.
Seu marketing share deixa claro que a AmBev possui a maior fatia do mercado de cerveja, sendo a líder de vendas, ocupando 70% dentro das pesquisas.
Mercado
Skol: A Skol nasceu em 1964 na Europa e demorou apenas três anos para chegar ao Brasil, pelas mãos da Cervejaria Rio Claro. Com foco no público jovem e adulto.
A marca traz inovações constantes para conquistar cada vez mais consumidores, tudo feito de acordo com as campanhas de marketing da empresa. No ano 2000, por exemplo, foi criada a linha Skol Beats, destinada ao público de festas agitadas de música eletrônica. Foi lançada junto ao evento Skol Beats, z\ Em 2013, a empresa desenvolveu um sorvete de cerveja, e ovos de páscoa com a marca.
No concorridíssimo mercado cervejeiro é difícil encontrar quem nunca tenha errado. Nem a Skol escapa. Em 2006, a AmBev lançou a Skol Lemon, aposta de novidade para o verão do ano seguinte . Distribuída em 50 mil pontos-de-venda, a bebida, O sucesso da Skol Lemon surpreendeu até a AmBev. No primeiro mês de lançamento a cerveja vendeu metade do volume previsto pela AmBev para todo o último trimestre de 2006.até certo ponto considerada adocicada, teve vida curta. O produto ficou apenas um ano no mercado e foi retirado justamente por acabar concorrendo muito diretamente com a Skol.
Brahma:
Budweiser:
Propaganda
Skol: Sabendo que a skol começou seus investimentos em marketing na década de 90 é possível observar diversos avanços no que diz respeito a comunicação e publicidade afim de ganhar mais consumidores e consequentemente ampliar