Skinner
Skinner nasceu aos 20 dias de março de 1904, na pequena cidade rural de Susquehanna, no estado da Pensilvânia, nascido em uma família presbiteriana, teve uma infância tradicional. Segundo Skinner seu ambiente da infância era estável e não faltou afeto. Teve uma carreira fracassada como escritor e jornalista, fez doutorado em psicologia na Universidade de Harvard.
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante, refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma conseqüência e esta conseqüência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a conseqüência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como conseqüência um estímulo que afete sua freqüência é chamado “Comportamento Operante”. Exemplos: 1.fechar o olho diante de algo que se aproxima dele,2. retirar o braço diante de uma agulhada.
O behaviorismo vai entender o comportamento do ser humano e dos outros organismos como uma interação entre estímulos do ambiente e respostas do organismo, sendo determinado por três tipos de seleção, a saber: filogenética, ontogenética e cultural. O primeiro nível de seleção, a seleção filogenética se refere aos repertórios compartilhados por uma mesma espécie, o qual é determinado pela história evolutiva da mesma. O segundo nível de seleção, a seleção ontogenética se refere ao repertório particular de cada indivíduo ou organismo, o qual é determinado por sua história de vida ou histórico de reforçamento. E o terceiro nível de seleção, a seleção cultural se refere ao repertório compartilhado por indivíduos de uma mesma cultura, sendo este de maior importância para compreender o comportamento humano e de outros animais que apresentam