A logística do passado ao presente: uma visão mercadológica através dos tempos
Departamento de Economia, Contabilidade e Administração
Curso – Tecnologia em Logística
Lucélia Aparecida da Silva
Maria Eduarda da Costa Matias
Wagner Oliveira Luz
A LOGÍSTICA DO PASSADO AO PRESENTE: UMA VISÃO MERCADOLÓGICA ATRAVÉS DOS TEMPOS
TAUBATÉ
2012
A LOGÍSTICA DO PASSADO AO PRESENTE:
UMA VISÃO MERCADOLÓGICA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo comparar as transformações pelas quais a Logística passou ao longo dos anos, desde a sua concepção inicial ao processo evolutivo vivenciado. Tal processo foi apresentado em quatro fases distintas, mas que resguarda a profunda unidade que há entre um tópico e outro. Ao se analisar esta evolução explorou fases seqüenciais. Baseados na visão de como a abertura do mercado trouxe mais competitividade e abrangência de um setor, antes pouco reconhecido, e que agora se projeta como peça fundamental para o sucesso ou o insucesso de muitas operações, demonstrou – se as simetrias e assimetrias pelo qual o processo logístico foi articulado. Com isso, foi visto que a logística ganhou de vez espaço nas organizações e passou a fazer parte das estratégias de mercado com foco em operações eficientes e lucrativas.
Palavras-chave: Logística; Evolução; Cadeias Produtivas e Transformações.
1– Introdução
Segundo Novaes (2001) o pensamento logístico teve sua introdução no início do século XX, numa época que prevalecia a economia agrária. De forma que as atividades logísticas desenvolvidas até então, limitava-se ao transporte e a distribuição física da produção agrícola.
A partir de 1940, no entanto, a Logística começou a englobar um maior número de atividades, relacionadas, sobretudo, com transporte, suprimentos, construção, e assistência a feridos. A Logística foi então dividida em dois segmentos: distribuição física e suprimentos.
Numa época bastante marcada pelos preparativos para a II Guerra Mundial, nos EUA, o