Skinner
Este trabalho tem objetivo de colocar em pratica o Condicionamento Operante. Ele foi realizado no laboratório de tecnologia, usando um programa especifico que demonstra a teoria de Skinner.
A teoria tem o objetivo de introduzir estímulos logo após um determinado comportamento, para observar como os animais aprendiam a associar esses estímulos com o que haviam feito.
Assim, podemos observar o comportamento do Rato através dos estímulos, para obter o reforço positivo, extinção e a punição.
A finalidade é obter algo, porquanto da expectativa criada pelas experiências anteriores. Quando falamos de expectativas, por definição fazemos projeções ao futuro.
Desenvolvimento:
Caixa de Skinner:
Skinner desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" um aparelho adequado para o estudo animal. Um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento.
Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo.
Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que não fazem parte do repertório comportamental do rato. Skinner considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Há quatro tipos de Contingências Operantes: Reforço Positivo: Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado.
Reforço Negativo: Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado.
Extinção: Apresentação de uma conseqüência desagradável após a realização de um comportamento não desejado.
Punição: Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado;
A