skiner
Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria das suas experiências com animais inferiores, principalmente o rato branco e o pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por caixa de Skinner como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos. Em escolas, o comportamento de alunos pode ser modelado pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência, e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.
TEORIA DA APRENDIZAGEM DE SKINNER E SUA APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Para Skinner existem duas espécies de aprendizagem. Para cada espécie de comportamento, identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento.
1. -Condicionamento respondente: ‘reflexo’ ou ‘involuntário’. Ele acredita que essa espécie de condicionamento desempenha pequeno papel na maior parte do comportamento do ser humano e