Skiner
Este relatório tem como objetivo descrever os experimentos realizados com um macho da espécie: Rattus Norvegicus da linhagem Wistar, (rato albino), com idade de 3 meses, o qual foi submetido ao treinamento de analise experimental nos níveis: operante (nível de propensão ao de presionamento da barra) e treino ao bebedouro (associação do ruído do bebedouro com a apresentação da água).
Segundo (BRAGHIROLLI,BISSI,RIZZON&NICOLETTO,2002) um tipo muito comum de aprendizagem é o condicionamento, ele e responsável por muitos comportamentos e ocorre em grande parte sem que o sujeito esteja conciente do processo .
Já para (Skinner, 2000), o comportamento e extremamente complexo, e e um processo que e continuo e mutável, de modo genérico, o termo comportamento refere-se à atividade dos organismos (animais incluindo o homem), que mantém, intercambio com o ambiente (DE ROSE,1997,P.79).
Na atividade desenvolvida, buscamos compreender o comportamento do sujeito que apresentava inquietação, buscando pelo que lhe havia sido privado, o qual para nos era o estimulo reforçador, a água, para conseguirmos condicioná-lo a pressionar a barra.
O sujeito experimental e descrito por Gomid e Weber(1998),como a observação do comportamento do sujeito experimental em seu primeiro contato com a caixa de Skinner,sendo o seu propósito determinar a força de resposta de pressão a barra,antes que aja introdução de qualquer operação experimental e modifique essa força. Cada comportamento emitido pelo sujeito,seja,reflexo,ou operante depende de uma contingência. No caso da contingência operante refere-se as condições sob as quais uma conseqüência e produzida por uma resposta,Isto é,a ocorrência da conseqüência depende da ocorrência de resposta(CATANIA,1999).
METODOS:
Sujeito:
Na pratica experimental utilizou-se um sujeito da raça rattus norvegicus,(rato albino)da linhagem wistar, do sexo masculino,com aproximadamente 3 meses de vida,experimentalmente ingênuo.O animal