Six Sigmas
The Six Sigma Program Applied to Administrative Processes
JOÃO MARCOS ANDRIETTA
Universidade Metodista de Piracicaba (Santa Bárbara d´Oeste, Brasil)
j.m.andrietta@uol.com.br
PAULO AUGUSTO CAUCHICK MIGUEL
Universidade Metodista de Piracicaba (Santa Bárbara d´Oeste, Brasil) pamiguel@unimep.br RESUMO Nos últimos anos, muitas empresas de produtos e de serviços têm implantado programas de melhorias contínuas baseadas no Seis Sigma. O uso deste programa e das ferramentas de qualidade a ele associadas permitiu resultados que merecem uma análise mais detalhada. As empresas que buscaram alcançar a melhoria contínua apoiadas no programa Seis Sigma reduziram custos com a eliminação de erros, diminuíram o tempo do ciclo de produção, aumentaram a produtividade e aperfeiçoaram a qualidade do desenvolvimento de processos e produtos lançados no mercado. O presente trabalho expõe as várias fases da aplicação Seis Sigma, que também pode ser utilizado em processos administrativos, e busca demonstrar os sucessos e os fracassos na etapa de implementação.
Palavras-chave ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS – SEIS SIGMA – ESTATÍSTICA – DMAIC.
INTRODUÇÃO
Atualmente, diversas organizações estão aplicando o programa Seis Sigma em processos administrativos, em especial no segmento de serviços, como financeiras, administradoras de cartão de crédito, varejistas e hospitais. Pelos resultados obtidos até o momento, as empresas que procuraram alcançar a melhoria contínua nos processos administrativos apoiando-se no Seis Sigma reduziram custos por meio da eliminação de erros, diminuíram o tempo dos ciclos de atividades, aumentaram a produtividade e melhoraram a qualidade dos processos (Watson, 2001).
As oportunidades de aprimoramento nos processos administrativos são as mais variadas: tempo excessivo de espera; perdas de negócios e vendas; erros de previsão; entregas incorretas; pagamentos fora dos prazos; cobranças