Modelo de Relatório de Estagio
Tecnologia do Pará
Campus Industrial de Marabá
Motores de Combustão Interna
Discente:
Lendel dos Santos Rodrigues
Marabá-PA
Agosto de 2014
Resumo
Este trabalho traz uma pequena abordagem sobre os seguintes assuntos: Tempos de um motor de combustão, Principais componentes, Taxa de compressão, Cilindradas de um motor, sistema de arrefecimento, sistema de lubrificação, sistemas de ignição.
Motor de combustão interna é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos termosexanicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
São
considerados motores
de
combustão
interna aqueles que utilizam os próprios gases de combustão como fluido de trabalho.
Ou seja, são estes gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão. Os de pistão podem ser de 2 e 4 tempos. Existem o ciclo Otto – a gasolina, ciclo Diesel – a óleo diesel e de êmbolo rotativo – Wankel.
Os principais componentes que compõe os motores, o bloco do motor, Cabeçote,
Cárter, pistão (êmbolo), biela e suas partes, árvore de manivelas, volante, válvulas. São os componente mais visíveis em sistema de motores que tem diversos componentes.
A relação (ou taxa) de compressão é a relação entre o volume inicial e o volume final. A relação de compressão de gasolina é 6:1 a 8:1; do álcool é 12:1 a 14:1 e do óleo diesel é de 16:1 a 18:1.
A taxa de compressão é a relação entre o volume de mistura aspirada pelo pistão que está dentro do cilindro somado ao pequeno volume da câmara de combustão que será posteriormente comprimido no pequeno espaço da câmara de combustão no segundo tempo do motor.
A cilindrada é definida pelo curso que o pistão percorre dentro do cilindro e diâmetro interno do cilindro. A fórmula matemática para se calcular a