six sigmas
Nomes do Alunos
TÍTULO DO TRABALHO
Caxias do Sul, julho de 2014
NOMES DO ALUNOS
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO
Trabalho de Avaliação da Disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade de Caxias do Sul. Disciplina ministrada pelo Prof. Ms. Paulo Alberto Klafke.
Caxias do Sul
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Seis Sigma é uma estratégia empresarial de mudanças para acelerar o aprimoramento em processos, produtos e serviços.
O termo Sigma mede a capacidade do processo em trabalhar livre de falhas.
2.DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO
O 6-Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. O sistema se concentra na melhoria da qualidade (por exemplo, redução do desperdício) ao ajudar as organizações a produzir de forma melhor, mais rápida e mais econômica. Em termos tradicionais, o 6-Sigma focaliza a prevenção de defeitos, a redução dos tempos de ciclo e a economia de custos.
Ao contrário dos cortes de custos descuidados, que reduzem valor e qualidade, o 6-Sigma identifica e elimina custos do desperdício, ou seja, que não agregam valor aos clientes. Em geral, esses custos são extremamente elevados em empresas que não o utilizam. Empresas que operam em níveis 3-Sigma ou 4-Sigma geralmente gastam entre 25% e 40% de suas receitas para reparar ou resolver problemas. Isso é conhecido como o custo da qualidade ou, mais precisamente, o custo da má qualidade. Empresas que operam em 6-Sigma geralmente gastam menos de 5% de suas receitas para consertar problemas. O custo em dólares dessa diferença pode ser enorme. três estratégias na filosofia Seis Sigma(Pande, Neuman e Cavanagh (2001) ):
1ª Estratégia de melhoria do processo