Six Sigma
O QUE É 6 SIGMAS
Estratégia disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistemática, que tem como objetivo reduzir custos e aumentar/melhorar a eficiência da organização, por meio da otimização de produtos e processos, com o consequente incremento da satisfação dos clientes
COMO SURGIU!
Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. Ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros que conseguiam vender produtos de melhor qualidade e custos inferiores.
Nessa época, a Motorola destinava cerca de 5% a 10% dos investimentos - as vezes até 20% - para corrigir defeitos em seus produtos, o que equivalia cerca de US$
900 milhões por ano. Então a Motorola criou o programa
Seis Sigma, cujo conceito estatístico é muito simples: reduzir a variabilidade de um processo de tal maneira que entre a sua média até o limite da especificação (superior ou inferior) contenha seis vezes o desvio padrão.
FINALIDADE
Chegar muito próximo de zero defeito, erro ou falha.Medir elementos do processo de gerenciamento pela qualidade Forma quantitativa de medir os esforços de qualidade.
Melhorar a qualidade da gestão. Redução de custos. Ampliar a qualidade do produto/serviço
O QUE DETERMINA O SUCESSO DO SEIS SIGMA
É consenso entre os especialistas da área que não existe apenas um, mas vários fatores que podem definir o sucesso ou o fracasso quando trabalhamos com Seis Sigma, sendo alguns destes: cultura da empresa, conhecimento e comprometimento da alta administração sobre programa, seleção das pessoas certas para treinamento, entre outras.
Abaixo estão listados os motivos pelo qual estes fatores podem definir o fracasso ou o sucesso da organização que se propõe implementar esta ferramenta.
ESTRUTURA SEIS SIGMA
A grande maioria dos benefícios do Seis Sigma reside exatamente na sua metodologia de implementação e no uso correto e "sábio" das