5 forças de porter
5 Forças de Porter
É um conjunto de perguntas peculiares à empresa que precisa ter um posicionamento real sobre si no mercado e o que é esperado, podendo ou não atacar tais pontos ou absorvendo-os como risco. Serve para analisar o ambiente competitivo em que a organização está enquadrada e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes. É útil o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso. A ferramenta Análise das 5 Forças de Porter tem uma lógica simples do ponto de vista conceitual, mas exige uma visão abrangente do negócio. Para executar a análise, é preciso apontar os fatos que caracterizam cada força.
Concorrência da indústria:
É preciso entender quem são seus concorrentes diretos no momento. Nem sempre empresas que vendem o mesmo produto concorrem diretamente. É preciso criar barreiras de entrada. Patentes, marcas fortes (devidamente registradas), contratos de exclusividade e até a precaução para a concorrência desleal, devem ser planejados pelo empreendedor para evitar ou atrapalhar a chegada de novos concorrentes ao seu mercado.
Mary Kay
Avon
Jequiti
Compradores:
Grande volume de compradores, um ponto-forte para a estratégia de marketing. O produto é altamente padronizado para atender a expectativa dos consumidores;
Consultoras
Cliente final classe A e B
Fornecedores:
Depende de poucos fornecedores - sobretudo se o fornecimento for de algo raro e difícil de encontrar -, ficará à mercê das decisões deles sobre preços, prazos e níveis de qualidade. Os problemas podem piorar se o fornecedor decidir abastecer também (ou exclusivamente) o seu concorrente. Mais do que responder a esta questão, o empreendedor precisa refletir sobre como ter acesso a excelentes fornecedores, sem depender exclusivamente de um ou outro.
Indústria químicas
Indústria farmacêuticas
Universidades
Moradores da região amazônica