Six sigma
Área de Ciências Exatas
Engenharia de Produção Mecânica/Controle e Automação
Relatório de Atividades Complementares
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TÍTULO DO ARTIGO: Modelo de referência para estruturar Seis Sigma nas organizações
NOME DO PERIÓDICO: Gestão e Produção
BASE DE DADOS UTILIZADA PARA A PESQUISA: SciELO
DATA DO ACESSO: 15 de Abril de 2009.
PERGUNTAS:
1 - Qual o objetivo do artigo escolhido? O Artigo escolhido dá uma visão sistêmica sobre os modelos possíveis para a implantação da ferramenta Seis Sigma em uma organização, e atualmente uma área dentro da Engenharia de Produção e Industrial que tem um amplo campo de atuação devido a constante busca pela redução de custos para maximização dos lucros e esta é a ferramenta a mais abrangente para esta finalidade, por isso este foi o artigo escolhido; dirigir meu conhecimento para a área que atuarei após a minha formação acadêmica.
2 - Qual a fundamentação teórica (a origem científica na qual se baseia) do artigo escolhido? O artigo fundamenta-se em pesquisas de campo com a implantação do sistema em quatro empresas multinacionais com base artigos e publicações em mídias específicas do assunto, livros de estudos destes casos e teses de doutorado e mestrados neste tema. Como exemplo cito a revista The TQM Magazine (England) p. 92-99, 2002 n.2, um artigo de CORONADO, R. B. e a tese de doutorado de Santos, A. B. em Engenharia de Produção pela UFSCAR.
3 - Qual foi a metodologia utilizada? A metodologia utilizada foi a de aplicação metodológica sistematizada da ferramenta de engenharia especialmente o método estatístico que já pode ser comprovado em varias organizações de nível mundial como iniciativa de melhoria continua de processos produtos e serviços prestados.
4 - Quais foram os resultados obtidos? Os resultados obtidos foram ganhos financeiros consideráveis nas quatro empresas utilizadas para aplicação e estudo dos modelos, onde que para