sistemas eleitorais
Assim como na opção por qualquer medida, a adoção pelo sistema majoritário também traz suas vantagens e desvantagens. As vantagens proporcionadas pelo sistema majoritário se resumem nos seguintes pontos: estabilidade e governabilidade, a simplicidade, a aproximação com os eleitores e outras.
Sem sombra de dúvidas, o aspecto mais positivo dos sistemas eleitorais majoritários é a capacidade que o sistema tem de gerar maiorias estáveis que proporcionem uma maior governabilidade que não é possível em um sistema que tenha pulverização de partidos.
Outro ponto favorável do sistema majoritário é a simplicidade que facilita não só a determinação do número de candidatos, como também a compreensão do sistema pelos eleitores.
Também pode ser enumerada como vantagem a bipolarização partidária, onde há uma melhor definição dos papeis dos partidos políticos, onde teremos de um lado o partido majoritário que exerce o governo e de outro o minoritário que será a oposição, sendo certo que essa melhor definição tende a criar uma maior responsabilidade para ambos os partidos, eis que “o governo sabe que é o único culpado caso seu plano de governo não traga os resultados esperados, sendo impossível atribuir alguma parcela de culpa à oposição, já que nos casos de bipartidarismo o governo tem liberdade quase total para colocar em prática seus planos, por deter a maioria absoluta da câmara.”
Há ainda como argumento favorável ao sistema majoritário, as eleições esporádicas, para substituição de representantes, como instrumento eficaz de sondagem das tendências do eleitorado.
Empresta enfim à luta eleitoral caráter competitivo e do mesmo passo educacional. O eleitor não vota numa idéia ou num partido, em termos abstratos, mas em pessoas com respostas ou soluções objetivas a problemas concretos do governo.
Os inconvenientes do sistema majoritário
No entanto oferece o sistema seus inconvenientes. Apontam os críticos, entre outras