integradora
Mestrado Integrado de Engenharia de Polímeros
Unidade Curricular de Integradora II
Turno 2 Grupo 5
Introdução
O trabalho tem como objectivo a comparação dos resultados obtidos nos testes de TGA dos seguintes polímeros, PVC, PMMA e PA6 obtidos por todos os grupos com as rampas de lançamento de 10ºC/min ou 20ºC/min. Assim, a partir da análise dos gráficos, estudamos a Estabilidade/Degradação Térmica dos diferentes polímeros.
Objectivos:
-Analisar os diferentes polímeros e as suas características;
- Analisar as diferentes curvas obtidas pela análise dos gráficos;
- Verificar as características do ensaio;
-Tirar conclusões sobre as diferenças verificadas na observação dos gráficos dos diferentes polímeros.
1.Gráficos de PMMA (POLIMETILMETACRILATO):
1.1 Análise dos resultados:
Ao analisar o PMMA com uma rampa de lançamento de 20ºC/min, obtivemos o seguinte gráfico:
1.2 Observações: Ao analisar o gráfico de PMMA aos 20%C/min, verifica-se uma única etapa de perda de massa (há libertação de um gás), sendo esta abrupta à temperatura de aproximadamente 325ºC, verificando-se um decréscimo de 100%, estabilizando aproximadamente aos 440ºC. Quanto à curva de derivação verifica-se somente um pico (1.78%/ºC) aos 400ºC. Assim com o pico da derivada verificamos o ponto de inflexão na curva de TGA a uma temperatura de aproximadamente de 350ºC.
Ao analisar o PMMA com uma rampa de lançamento de 10ºC/min, obtivemos seguinte gráfico:
1.2 Observações: Ao analisar este gráfico verificamos que houve a primeira e única perda de massa aos 300ºC até aproximadamente aos 420ºC, perdendo cerca de 100% da massa. Quanto à curva de derivação verificamos um pico (2%/ºC) à temperatura de aproximadamente 385ºC, encontrando-se o ponto de inflexão aos 350ºC na