Sistemas Eleitorais
Razão da formaçao dos Sistemas Eleitorais: não é possivel que toda a comunidade politica possa participar nas decisoes ou governar. É a partir daqui que nasce a necessidade de criar sistemas eleitorais (a forma de como escolher os representantes) para consolidar as democracias representantivas.
CRITERIOS DE AVALIAÇÃO
- Representatividade
- Concentração e eficacia no sentido de governabilidade (escolher um governo)
- Participação (a democracia permite a participaçao de todo o corpo cidadao – minimo de restrições) - Simplicidade/Transparencia durante o processo eleitoral – eleitor ilucidado
- Legitimidade no sentido de ser aceite pelo povo sujeito e soberano
Ao escolher um determinado sistema eleitoral deve se atender a estas diferentes exigencias mas é preciso ter em conta que não é possivel privilegia-las de igual forma e assim definir um sistema eleitoral obriga sempre a um exercicio de escolha.
COMPONENTES DE UM SISTEMA ELEITORAL
1 - Definição dos Circulos Eleitorais: determinação do seu numero (quantidade a nivel nacional) e da sua magnitude (numero de representantes a eleger. Diferença entre os Circulos
Uninominais – um so eleitos e Circulos Plurinominais – varios eleitos).
REGRA: a nivel de magnitude, quanto mais pequeno for o circulo eleitoral menor é a possibilidade de alcançar proporcionalidade pela dificuldade dos partidos mais pequenos conseguirem aceder ao parlamento.
2 - Formulas de Reconversao de Votos:
- Fórmula maioritária (maioria simples ou absoluta):
O candidato que obtiver mais votos do