Fossas sépticas
Fossas Sépticas são dispositivos de tratamento de esgotos destinado a receber a contribuição de um ou mais domicílios e com capacidade de dar aos esgotos um grau de tratamento compatível com a sua simplicidade e custo onde serão feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.
As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo para a zona rural ou residências isoladas. Todavia, o tratamento não é completo como numa Estação de Tratamento de Esgotos.
As fossas sépticas, são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias, pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascentes ou mesmo na superfície do solo.
são uma estrutura complementar e necessária às moradias, sendo fundamentais no combate a doenças, vermisoses e endemias (como a cólera), pois diminuem o lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo
Nos locais não servidos por rede coletora pública de esgotos, a matéria sólida proveniente dos esgotos residências e demais edificações, deverão ser lançados em um sistema de fossa séptica e ...............unidades de disposição final de efluentes líquidos no solo, dimensionados e operados conforme norma NBR 7229/93(Projeto, construção e operação de sistemas de tanques Sépticos) devendo obedecer ainda, no que diz respeito ao Projeto, construção e operação de Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos, a NBR 13969/97
O tamanho da fossa séptica depende do número de pessoas da moradia. Ela é dimensionada em função de um consumo médio calculado conforme o número de pessoas e condições de trabalho e residência por dia, tendo como base tabelas da NBR 7229.
O esgoto in natura deve ser