sistemas de informação no varejo
Em virtude do aumento da demanda de informações pelos administradores de uma empresa, há uma necessidade de se usar sistemas de informações para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. A competitividade faz com que os mercados fiquem mais acirrados e as empresas precisam das informações para sobreviver e crescer. A necessidade de que as empresas sejam inteligentes, em torno das mudanças frequentes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e precisem de planejamento de suas informações, sendo auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação.
Desse modo, assim acontece com as empresas no setor de vestuário, com a ajuda dos sistemas de informações, que guardam dados e informações dos clientes, faz com que eles sejam mais bem atendidos, pois com o uso dos dados de cada cliente especificamente, poderá satisfazer os desejos de cada um.
Barajas (2008) afirma que a maioria dos proprietários de pequenas empresas estão conscientes do fato de que a informação sobre os clientes são os bens mais valiosos que possui.
Santos, Laurindo e Gupitoso (2005) afirmam que foi a partir da década de 80 que o computador transformou-se num aliado para o setor de varejo em geral, melhorando a previsão de demanda, a seleção do conjunto de produtos disponíveis, do controle de estoques, da racionalização de espaços e exposição dos itens no ponto de venda.
As empresas no setor de vestuário utilizam bastante o Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Gestão de Relação com o Cliente). É uma ferramenta automatizada que tem como objetivo principal auxiliar as organizações a alcançar e fidelizar clientes.
Para Oliveira (2001) uma iniciativa CRM objetiva criar o melhor relacionamento possível com o cliente, em todo o ciclo