produção
As séries de pagamentos podem ser:
Temporárias: quando possuem um número finito de pagamentos.
Infinitas: quando possuem infinitos pagamentos.
Periódicas: quando os pagamentos ocorrem em intervalos tempos iguais.
Não Periódicas: quando os pagamentos ocorrem em intervalos de tempo variáveis.
Fixas ou Uniformes: quando todos os pagamentos são iguais.
Variáveis: quando os valores dos pagamentos variam.
Postecipadas: quando o fluxo de pagamentos ou recebimentos começa a ocorrer no final do primeiro intervalo de tempo, vencendo os demais em intervalos seqüenciais.
Antecipadas: quando o fluxo de pagamentos ou recebimentos começa a ocorrer antes do final do primeiro período, vencendo as demais em intervalos seqüenciais.
Diferidas: quando o fluxo de pagamentos ou recebimentos não ocorre no primeiro período da série, ou seja, ocorrerá em períodos seguintes.
SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTOS POSTECIPADAS: são aquelas em que o fluxo de pagamentos ou recebimentos é constante, ocorre em intervalos de tempo iguais e o primeiro pagamento ocorre no final do primeiro período, ou seja, o sistema de pagamento ou recebimento é sem entrada.
Fórmulas Cálculo do valor presente de uma série postecipada
Cálculo da prestação de uma série postecipada
Cálculo do período de uma série postecipada
Cálculo do valor futuro de uma série postecipada
Exemplo 1) (SHINODA, 1998) Determinemos o valor de um financiamento a ser quitado através de quatro pagamentos mensais de R$ 5.000,00, vencendo a primeira parcela a 30 dias da liberação dos recursos, sendo de 5,5% a.m. a taxa contratual de juros. Solução:
SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTOS ANTECIPADAS: são aquelas em que o fluxo de pagamentos ou recebimentos é constante, ocorre em intervalos de tempo iguais e o primeiro pagamento ocorre exatamente no primeiro