Como usar o cinema na sala de aula
Marcos Napolitano é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP e trabalha como professor de História da Universidade Federal do Paraná. A obra aqui discutida faz parte da coletânea “Como usar na sala de aula”, e contribui para a discussão da utilização do cinema no ambiente em questão.
A estrutura do livro se dá em duas partes, a primeira dividida em três capítulos, onde autor aborda as relações entre cinema, escola, linguagem e história do cinema. Além dessas relações, Napolitano mostra ao professor algumas estratégias para inserção do filme em sala de aula e a possibilidade da utilização de filmes em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio.
Já a segunda parte da obra é voltada para as atividades práticas, contendo informações sobre filmes, seguidas dos comentários do autor e sugestões de metodologias sob a forma de questões, debates e projetos que podem ser desenvolvidos em sala de aula.
Em linguagem simples e direta, o autor descreve resumidamente a história do cinema, indica leituras complementares sobre o tema e aborda de maneira crítica experiências de outros professores a respeito da utilização do cinema em sala de aula. O objetivo da obra é discutir com o professor que deseja incrementar sua aula, incorporando os filmes como centro de discussão, ultrapassando a idéia de ilustração de conteúdos.
Sobre a questão da escolha dos filmes, o autor prefere os filmes ficcionais, por serem menos discutidos do ponto de vista didático.
É importante salientar que a atividade de exibição de filmes na escola, é bem diferente daquela que visa o lazer, seja em casa ou no cinema. O professor posiciona-se como mediador instigando o aluno a desenvolver uma postura mais crítica diante do que lhe é apresentado. Nesse sentido, o autor aborda algumas estratégias para a superação de dificuldades que podem se apresentar durante a incorporação do cinema em