Sistemas de escrita
NHT504 – História do Design Gráfico
UNIVERSIDADE FUMEC
Rafael:Neder
SISTEMAS DE ESCRITA
BIBLIOGRAFIA
FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo:Martins Fontes, 1999.
HIGOURET, Charles. História concisa da escrita. São Paulo:
Parábola Editorial, 2006.
MARTINS, Wilson. A Palavra Escrita: A História do Livro, da
Imprensa e da Biblioteca. 3a ed. São Paulo: Ática, 1998.
A escrita é sem dúvida a grande invenção humana. Sem ela seria impossível chegarmos ao atual estado de desenvolvimento intelectual.
Martins (1998) lembra que a idéia da escrita não se cristalizou de um só golpe no espírito humano. Longas etapas marcam, de um ponto de vista teórico, sua evolução. A seguir veremos sistemas distintos pelas quais boa parte das escritas evoluíram ou se desenvolveram.
PICTOGRÁFICA
Acima: Pictogramas para as palavras peixe, ave, canto, coração e jardim na escrita pictográfica suméria.
Dado ao seu caráter mais concreto, envolvendo menor capacidade de racionalização, o sistema pictográfico foi o primeiro sistema de escrita que surgiu. Se caracteriza pela representação gráfica da realidade sendo uma escrita por imagens. De alguma maneira todas as civilizações já passaram por esse estágio da escrita (HIGOUNET, 2006).
Devido seu caráter místico e a ausência de um ordenamento lógico essa linguagem pictográfica não constituiu um sistema de escrita verdadeiro. A escrita pictográfica surgiu apenas quando esses sinais foram racionalmente ordenados com objetivos comunicacionais.
A primeira cultura a utilizar esse sistema foi a sumeriana por volta de
3.500 a.C. O caráter sintético e figurativo, fazem da pictografia um sistema limitado. Através dela a representação de narrativas e idéias complexas é quase impossível. Outro ponto negativo é dificuldade de se lidar com crescimento do vocabulário, que obriga o crescimento do léxico gráfico e consequentemente dificulta a memorização.
MNEMÔNICA
Acima: O quipo