A aprendizagem do sistema de escrita alfab tica
O que é isto?
René Magritte
Isto não é um cachimbo
Signos motivados
Signos motivados
Um índio e sua mulher tiveram uma discussão: ele queria caçar, e ela não. Ele pegou seu arco e flechas e encaminhou-se para floresta. Surpreendido por uma tempestade de neve, ele procurou protegerse. Avistou duas tendas, examinou-as, mas descobriu que abrigavam duas pessoas doentes: numa delas um garoto com sarampo, na outra, um homem com varíola. Ele se afastou o mais rápido que pôde e logo aproximou-se de um rio. Vendo peixes no rio, ele apanhou um deles, comeu-o e descansou ali por dois dias. Depois pôs-se a caminho de novo e avistou um urso. Disparou uma flecha contra ele, matou-o e fez um belo banquete.
Em seguida partiu novamente e viu uma aldeia indígena, mas como eles se mostraram inimigos, fugiu e foi ter a um pequeno lago.
Enquanto caminhavam ao longo do lago, apareceu um cervo. Ele matou-o com uma flecha e arrastou-o para sua cabana, para sua mulher e seu filhinho.
Maneiras de simbolizar
Signos motivados: têm relação com o objeto que representa.
Exemplo: Sinalização de trânsito,
Sinalização de portas
Signos arbitrários: São determinados convencionalmente e não apresentam características semelhantes ao objeto representado. Exemplo:
Na escrita alfabética da palavra “peixe” não há semelhança com o animal a que se refere.
Característica do Sistema de
Escrita alfabética
A escrita alfabética tem relação com a expressão sonora linguística: seus elementos representam segmentos fonológicos. Trata-se, assim, de um simbolismo de segunda ordem. Existe uma linguagem, um sistema (língua), com o qual se representam as coisas e as ideias; essa linguagem manifesta-se, inicialmente, por um conjunto de sons articulados (na fala); a escrita é, então uma representação dessa representação, por isso, de segunda ordem.
Código X Sistema Notacional
Código:
Enfoque apenas na memorização das correspondências