Px Vassalagem
A Idade Média é um período de transição entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Com início no século V e finalizada no século XV, o período medieval foi palco de guerras, além de reestruturações sociais e econômicas, reformas políticas e também da soberania da Igreja Católica Apostólica Romana por aproximadamente 1000 anos.
Em razão da sua complexidade, a Europa Medieval é um dos períodos mais fascinantes da História. Analisar a Idade Média implica também uma análise sobre os castelos, sobre o êxodo urbano, os cavaleiros, a imposição da religião católica sobre todas as pessoas do período, a hipocrisia do clero e a dominação que este exercia, senhores feudais, hábitos sociais, problemas de infraestrutura rural e urbana, impotência dos reis, feudalismo e, por fim, relações de poder do período.
O presente trabalho visa pesquisar sobre as relações de poder presentes na sociedade feudal, extremamente importantes para a caracterização social da época.
DESENVOLVIMENTO
1. Inserção no Período Medieval
O cenário medieval teve início após o declíneo do Império Romano do Ocidente. Com o fim da união do Império, a estrutura política da Europa Ocidental alterou-se significativamente, já que populações inteiras migraram para o território. Durante este período, houve uma intensa crise no comércio das cidades e uma grande onda de violência. Os pequenos comerciantes, que não conseguiam mais sobreviver nas cidades, foram obrigados a tentar a vida no campo. Em troca de moradia e proteção, estas classes baixas serviram os nobres, cuidando dos castelos e de toda as etapas da produção agrícola. Era o início do feudalismo, que visava a subsistência.
A vida no campo era muito difícil. Os primeiros castelos eram rústico, sem nenhum tipo de luxo ou conforto. Haviam muitos cômodos, todos enormes. Eram erguidos em regiões maior altitude, já que tinham como função ser uma grande muralha contra ataques e, assim, era mais fácil ver a chegada de um possível inimigo. Os