LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
SISTEMA DE ESCRITA
Maria de Lourdes Costa Souza*
Lícia Maria Linhares Monteiro**
RESUMO:
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Com base em um estudo de revisão bibliográfica, este trabalho se propõe a estudar o letramento como prática social. Então, letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. Assim, compreende-se que não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas, sobretudo, adquirir competência para usar a leitura e a escrita, para envolver-se com práticas sociais de escrita. Nesse contexto, faz-se necessário alfabetizar letrando e letrar alfabetizando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
Palavras chaves: Alfabetização. Letramento. Práticas Sociais.
SUBSTRACT:
Write the lyrics is more than literacy, is to teach reading and writing within a context where writing and reading make sense and are part of student life. Based on a literature review, this paper proposes to study literacy as a social practice. So literacy is the result of the action of teaching and learning the social practices of reading and writing. Thus, it is understood that not only learn to read and write, but, above all, be competent to use reading and writing to engage with social writing. In this context, it is necessary to write the lyrics and letrando literacy literate, ie, teaching reading and writing in the context of the social practices of reading and writing.
Keywords: Alphabetization. Literacy. Social Practices.
BAHIA
2013
INTRODUÇÃO
Este artigo busca uma melhor compreensão do conceito de letramento e algumas reflexões teóricas em relação a este fenômeno e a importância da conciliação dos dois processos para uma prática significativa.
Nota-se uma grande confusão do significado destes dois