Sistema de comunicação escrita
Um sistema de escrita, é um tipo de comunicação por símbolos usado para registrar visualmente uma língua falada, com o propósito de comunicação.
Há muitas formas de escritas, mais falaremos de algumas mais representativas como: literatura de cordel, panquins, dísticos de caminhão, latrinália.
Literatura de codel :
*Já existe no Brasil a cerca de cem anos, em quase todos os países do mundo houve ou há formas de cordel, mais nenhum se compara a nossa em quantidade e popularidade.
* Geralmente aparece em formas de folhetos impressos ou em forma de folhas volante.
*É apresentada em forma poética, com cada estrofe tendo seis versos e cada verso tendo sete sílabas poéticas, e as capas costumam ser ilustradas.
* Trata- se de todos os assuntos.
* Os poemas longos narrativos representavam em forma de cantoria, por isso a maioria dos poetas de cordel eram também conhecidos como cantadores. Suas histórias variavam entre lendas medievais, relatos de Padre Cícero, Frei Damião, cangaceiros como Lampião e Antônio Silvino, e assuntos relacionados a sociopolítica. *Chegavam publicar até 1000 folhetos por autor, como o caso de Rodolfo Calvacante.
* Diminuição de folhetos de cordel por causa da televisão
Pasquins:
* Eram pequenos jornais.
*Tratavam de assuntos locais, contestavam muito sobre a política-social.
*Eram muito comuns no litoral norte de São Paulo, mais hoje em dia quase não existem.
*Geralmente os 'atiradores' de pasquins eram analfabetos e pediam para algum amigo escrever o poema, e então colocavam embaixo da porta do atingido.
Dísticos de caminhão ou frases de parachoque:
*É um assunto conhecido por todos.
*Alguns são jocosos, outros filosóficos, mais todos expressando algum pensamento popular e tornar a mensagem pública.
*Através dessa mensagem conseguimos ter uma ideia de como vivem e pensam os caminhoneiros.
*Podemos encontrar essas mensagens em táxis, o