Mentalidades da idade media
MENTAIS NO PERíODO MEDIEVAL
DANIEL PORCIUNCULA
PRADO'
RESUMO
O presente ensaio caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, tendo por objetivo contribuir ao estudo das estruturas mentais ao longo do medievo. Será enfocado fundamentalmente o aspecto religioso, elemento fortemente presente no imaginário coletivo da Idade Média.
PALAVRAS-CHAVE:
Feudalismo,
germânicos,
Idade Média, mulher, Igreja, imaginário.
Depois de se completarem mil anos, Satanás será solto da prisão. Sairá para seduzir as nações dos quatro cantos da Terra (Gog e
Magog) e reuni-Ias para o combate. Serão numerosas como a areia do mar. Espalharamse pela superfície da Terra, e cercam o acampamento dos Santos e a Cidade
Querida...
(Apocalipse,
RÁPIDAS CONSIDERAÇÕES
GÊNESE DO FEUDALISMO
SOBRE
OS
POVOS
BÁRBAROS
20, 7-9)
E A
o termo "bárbaro" é uma herança grega. Segundo Heródoto, os egípcios chamavam bárbaros todos os povos que falavam línguas diferentes das suas. Em grego, bárbaro designava aquele que possuía uma língua incompreensível, que não compartilhava nem os costumes nem a civilização dos helenos. Para os romanos, eram os povos estabelecidos além de suas fronteiras, eram os estrangeiros. Esses povos seriam: germanos, eslavos, escandinavos, árabes e mouros, mongóis e turcos.
Devido à amplitude do tema "povos bárbaros", optou-se por privilegiar os germanos, devido à sua importância na gênese da sociedade européia, principalmente com sua atuação e desenvolvimento nos cinco primeiros séculos da Era Cristã, por ocasião das penetrações germânicas no império romano .
• Professor
Ambiental (FURG).
BIBLOS. Rio Grande,
do Dep. de Biblioteconomia
12: 115-121,2000.
e História da FURG; Mestre em Educação
115
Estes povos habitavam regiões além do rio Reno (norte da Europa).
Antes do contato com os romanos, os germânicos eram sedentários e viviam do pastoreio e da