A Escrita De L Ngua De Sinais
NUCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO-UEMA NET
PEDAGOGIA – MODULO II
Maria Suelma Cavalcante Barbosa
LIBRAS
Vitorino Freire
2013
MARIA SUELMA CAVALCANTE BARBOSA
ATIVIDADE: Você acredita que o sistema SignWriting pode substituir a forma escrita do português para as pessoas surdas? Como? Identifique a posição hoje dos professores em relação à forma escrita através do sistema SignWriting?
Atividade apresentada à disciplina Libras Modulo II oferecido pelo Núcleo de Tecnologia para Educação Uema Net como pré-requisito para 1ª avaliação.
Vitorino Freire
2013
ATIVIDADE
A Escrita de Língua de Sinais (ELS) representa, para o surdo, uma habilidade que pode servir de instrumento para o desenvolvimento de sua cultura. Da mesma forma, o sistema SignWriting(SW), que tem como base a Língua de Sinais, porém, poucas escolas até hoje inseriram em seus currículos a Escrita de Língua de Sinais.
Você acredita que o sistema SignWriting pode substituir a forma escrita do português para as pessoas surdas? Como? Identifique a posição hoje dos professores em relação à forma escrita através do sistema SignWriting. A comunicação é uma necessidade humana, e as linguagens oral e escrita são formas mais comuns de comunicação .a língua utilizada por um individuo depende do grupo que está inserido.. Na questão educacional, no Brasil, está reconhecido que a educação do surdo é bilíngue, valorizando assim sua língua de sinais como língua materna ou natural e o português como um segundo idioma a ser aprendido na modalidade escrita, acredito que pode ser substituído sim pelo sistema do SignWriting e seria bem mais a proveitoso, enriquecedor para a comunidade surda, o uso da sua língua, materna e sua escrita, valorizando especificidade do aluno surdo, a escrita desempenha um papel de extrema importância na disseminação da informação e preservação da mesma, o sistema de (SW ) de língua