ciencia e religiao
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL RELIGIOSO E CULTURAL
CRISTINA MARIA DA SILVA
CIÊNCIA E RELIGIÃO
MANARI-PE
2014
CRISTINA MARIA DA SILVA
CIÊNCIA E RELIGIÃO
Trabalho solicitado em sala de aula da disciplina Ciência e Religião, ministrado pelo Professor Gilmar Alves.
MANARI-PE 2014
CIÊNCIA E RELIGIÃO
Os conceitos ciência e religião são, ambos, produtos da modernidade. “Religião” recebeu seu sentido presente no século XVII; “ciência”, durante o século XIX. Um entendimento dos processos históricos e sociais que levaram à formação das categorias duais de “ciência” e religião” é vital para qualquer avaliação de suas relações contemporâneas. A diferença entre religião e ciência é uma das grandes questões do mundo moderno, o surgimento de religiões permissivas em relação à pesquisa cientifica na reforma protestante, também na idade moderna.
Os pensadores cristãos antigos, muitos frequentemente invocavam a Deus como resposta para aquilo que a filosofia natural e a ciência, não podiam explicar, que atribuiu a Deus as irregularidades nas orbitas das plantas que não se encaixavam na sua teoria astronômica, quando se fala de ciência e religião é importante abordar a questão do início da vida em nosso planeta a religião cristã e outras creem que tudo foi criado, a ciência em grande parte ensina que tudo evoluiu.
Em cada caso, a formação da categoria surgiu através de um processo de retificação, que mudou o foco da atenção para fora do âmbito das atividades humanas relevantes, em direção a corpos abstratos de conhecimento ou conjuntos de proposições. Isso levou a um entendimento distorcido dos fenômenos que tais termos procuravam representar, uma distorção que é aumentada em discussões de suas supostas relações. A natureza construída da relação ciência e religião sugere uma revisão de algumas abordagens padrão do tema da ciência e religião.
Ciência cuida do Homem