ciencia e religião
A Relação entre Religião e
Ciência, Fé e Saúde
Introdução
Problematizar a Cultura Religiosa como objeto de estudo acadêmico nos remete inevitavelmente ao debate histórico entre ciência e religião, no qual também se insere a discussão entre as relações possíveis entre fé e saúde. O capítulo pretende apresentar um panorama geral desse debate e aprofundar um subtema, que é o fenômeno da religiosidade popular conhecido como possessão e exorcismo. Este será analisado sob múltiplas perspectivas, demonstrando como um mesmo fenômeno pode ser compreendido e interpretado de diferentes formas, dependendo dos pressupostos que embasam cada uma das explicações. Serve, por isso, de parâmetro para tantos outros fenômenos no campo da religião que precisam ser analisados igualmente sob diferentes pontos de vista.
A Relação Ciência e Religião
Um das áreas mais instigantes e polêmicas da atualidade é a relação entre religião e ciência , fé e saúde, medicina e espiritualidade. Mesmo que essa relação seja muito antiga - em inúmeras culturas a doença e a cura eram experiências que ficavam ao encargo dos sacerdotes, dos pajés e dos xamãs -, nos dias de hoje se tem discutido muito quais são os limites de cada uma das duas áreas. Apesar de haver correntes que veem aí oposição total, tensão constante ou crítica mútua, outra corrente procura achar pontos de intersecção entre as áreas, respeitando as especificidades de cada uma delas.
Um dos temas que melhor podem exemplificar essa relação ou controvérsia entre religião e ciência versa sobre o embate entre o Criacionismo Bíblico e a Teoria Evolucionista de Charles Darwin, que tem gerado posicionamentos por vezes arbitrários de ambas as partes. Opta-se nesse capítulo por tratar de um tema um pouco menos polêmico, que é a relação entre espiritualidade e saúde.
Nesse caminho o artigo de Horta afirma:
A partir de Einstein, reduziram-se, um a um, os impedimentos de cercania para ciência e religião, a ponto de João