Sistemas de custos abc
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Alunos: Eloísa Cunha Felipe Rêgo Jamara Trigueiro Luanna Alves
Disciplina: Administração de Custos Gerenciais
Professor: Vinicio de Souza e Almeida
Controvérsias acerca do Sistema de Custos ABC
Introdução: Desde a época da Revolução Industrial a apuração de custos vem sendo aperfeiçoada como integrante do sistema geral de informações. Essas necessidades da administração vêm sendo influenciadas ao longo do tempo por fatores econômicos. Nos dias atuais, a realidade competitiva e um cliente exigente vieram a dar ênfase na qualidade, preço e rapidez. Essa exigência dos dias atuais introduziu novas filosofias de administração da produção, na qual está presente o custeio ABC.
Objetivos de um sistema de custos: O sistema Tradicional de custos apresenta alguns objetivos a serem atingidos. O primeiro objetivo é responsável por fornecer relatórios auditáveis e satisfazer os princípios contábeis geralmente aceitos. O segundo objetivo deve ser atendido por um sistema que forneça rápidas respostas e que siga o ciclo operacional do processo no qual se deseja controlar. O terceiro objetivo é o que se propõe atender por meio do Sistema de Custos ABC, que foi desenvolvido nos anos 80 por empresas norte-americanas e européias de formas independentes.
Sistema Tradicional de Custos: O Sistema Tradicional de Custos utiliza o rateio de dois estágios para identificar os custos indiretos aos produtos que foram produzidos ou serviços prestados. O primeiro deles, os custos indiretos são distribuídos e acumulados em centros de custos e depois são realocados por meio de rateios dos centros de custos aos produtos e serviços. O segundo estágio pode apresentar uma distorção considerável, pois a alocação dos custos dos centros de custos aos