Perfil do professor
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA
Cachoeiro de Itapemirim
2012
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA
Dissertação de prática apresentada à Universidade Fael como atividade da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica.
Orientador: Cleonice Soares De Sales
Cachoeiro de Itapemirim
2012
INTRODUÇÃO
Durante pesquisa realiza foram entrevistados 12 professores, sendo 06 dos anos iniciais e 06 do ensino fundamental onde atuam nas respectivas séries, pré I, pré II, 1º, 2º, 3º, e 5º ano do ensino fundamental. Através da entrevista foi importante conhecer melhor os profissionais e adquirir experiências para saber como eles agem em sala de aula, assim teremos uma visão de como podemos atuar em nossa formação mesmo sabendo que iremos enfrentar dificuldades, poderemos nos aperfeiçoar melhor para lecionarmos com mais confiança.
O professor independente da série que atua possuem várias maneiras de ensinar, mas todos com o mesmo intuito, de fazer a criança aprender.
A partir das entrevistas realizadas com professores do ensino fundamental e educação infantil (anos iniciais) foi possível constatar que o curso de magistério em nível médio é o principal recurso de formação inicial dos professores, foi visto também que os mesmos aperfeiçoaram seus conhecimentos cursando faculdade de pedagogia séries iniciais, e completaram fazendo pós-graduação em educação infantil e gestão.
Nem todos os professores após a faculdade tiveram oportunidade de fazer uma formação continuada, alguns fizeram cursos oferecidos pela prefeitura onde atuam e também cursos particulares para obter maiores conhecimentos, pois precisam passar segurança no que estão transmitindo ao aluno.
Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar.
Impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão inteiramente ligadas. A