Perfil do professor
Ao longo de toda a história da educação os educadores, eram tidos como os únicos detentores do saber. Mas há algum tempo essa realidade vem mudando, e hoje já existe uma relação de ensino-aprendizagem conjunta entre professores e alunos.
Inicialmente os professores eram como uma autoridade do conhecimento, onde tudo que eles falavam tinha que ser repetido e decorado, onde seus alunos não podiam fazer comentários sobre o que pensava ou deixavam de pensar em relação a tudo que era passado. Os discentes atuavam como “bancos” e os docentes como depositários , estes faziam seus depósitos de conhecimentos nestes “bancos”, sem se importar, com o estilo de vida dos alunos, sem levar em conta a realidade onde aqueles alunos viviam.Fazendo com que aqueles não se transformassem em pessoas críticas, ou ainda em pessoas sem curiosidade de aprender cada vez mais.
Esta pesquisa tem por objetivo relatar a qualidade da educação brasileira, analisar aplicação de novas técnicas de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino fundamental e verificar se há o interesse e a curiosidade por parte dos alunos pelos conteúdos ensinados na escola.
Para que haja uma boa educação, é necessário que exista uma boa qualidade ao ser passada, não adianta querer passar conhecimento como um deposito, onde colocado, lá fica. Os conteúdos devem ser aprendidos de forma satisfatória e não apenas por aprender é necessário que exista curiosidade e criatividade no aluno, essa criticidade levará o individuo a ter uma visão mais ampla de tudo, aguçando assim, a sua vontade de buscar conhecimento cada vez mais.
Esta pesquisa é importante para que possamos perceber os pontos onde pode haver melhoras na educação, para que assim haja uma educação de melhor qualidade e de aproveitamento mais amplo pelos que ensinam e os que aprendem, para que haja uma relação professor-aluno de melhor aproveitamento.
1-Tema
O perfil do educador em sala de aula