SIstemas de Controle
BRUNO M. DO C. REBOUÇAS, DANILO C. SANTOS
Laboratório de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal da Bahia reboucasb@hotmail.com, coffeeba@gmail.com
ResumoTrabalho apresentado à disciplina ENGC25 – Laboratório Integrado VI – do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia, com o intuito de expor o conhecimento adquirido na área de controle por meio do desenvolvimento de um sistema de controle de vazão para um tanque – Tanque 02 – em um sistema existente no Laboratório de Controle e Automação da UFBA.
Palavras-chaveControle, Vazão, Sistema, Automação.
1
Introdução
O trabalho desenvolvido ao longo do semestre compreendeu duas partes de aprendizado e avaliação.
Num primeiro momento, fazendo uso de critérios preestabelecidos foi desenvolvido um sistema de controle para tanques acoplados – Tanque 01 e 02 e, os resultados obtidos nessa primeira prática, já apresentados, serviram de embasamento teórico para que fosse possível dar continuidade ao experimento. A partir desse ponto, foi feita uma nova proposta onde se objetivava a obtenção de um modelo representado pelo tanque de número 2 para que então fosse projetado um controlador capaz de atender às especificações de projeto (sobressinal de 10% e tempo de acomodação inferior a 6 segundos) e manter controle sobre o nível do tanque.
Foi levantado em laboratório a curva característica para o tanque 2, e a partir desta curva, foi obtida a função de transferência referente ao tanque em questão. Set Point: 4,0 cm;
MVC 1%: 70;
Vazão de entrada: variável.
No momento da estabilização do processo, notou-se uma diferença entre o nível do tanque e o nível que era mostrando por meio do retorno de medição do programa de análise. Para o ajuste desse parâmetro foi inserido um valor de offset para que se desse continuidade as trabalhos de coleta de dados.
Offset: 1,0 cm
Com este valor de