Como estudar Hist ria
O estudo dos conteúdos de História podem se tornar bem mais agradáveis e fáceis se você adotar algumas posturas de estudo: participe das aulas, tenha o seu próprio material e não esqueça de anotar e sublinhar algo interessante que o professor mencionou em sala; lembre-se o professor é seu aliado e não um inimigo. Tire suas duvidas, não tenha medo de participar das aulas, professores adoram isso; esqueça do mundo, dos seus amigos, dos problemas que possui e jogue-se de corpo e alma no conteúdo a ser estudado; leia com atenção, uma vez o capítulo ou conteúdo, sem se deter em nenhum ponto até o final; leia novamente até o fim, mas agora vá sublinhando aquilo que lhe pareça mais importante para a compreensão do conteúdo; faça um roteiro de estudo do capítulo estudado; crie o hábito de estudo. Deixe de 3 a 4 horas por dia para se dedicar aos estudos. No início pode ser difícil, mas com o tempo você se acostuma e essas horas serão de grande valia para seu crescimento; nesse período de estudo, esqueça do mundo lá fora, nada de internet, telefone, brincar, jogar videogame, etc; depois que cumprir com seu horário de estudo você poderá desfrutar desses lazeres.
O roteiro de estudo
A primeira preocupação quando analisamos um acontecimento, é situá-lo no tempo e no espaço, condição elementar para compreensão de qualquer fato histórico e para criar o hábito na utilização de mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de certa época (noção de tempo).
O segundo passo é analisar o contexto histórico, isto é, a realidade histórica que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois desmistifica a História factual, mostrando que não existem fatos isolados e que todo acontecimento deve ser entendido à luz da realidade que o cerca. A análise do contexto permite também que você relacione outros acontecimentos inseridos na mesma realidade.
Na análise do próprio contexto encontramos os antecedentes (terceiro