sistema toyota
O Sr. Ohno viu no funcionamento daquele mercantil a necessidade para sua empresa no período de crise no qual se encontrava, devido à crise econômica em seu país.
Utilizou-se então da idéia de produzir somente o que se demandasse no processo final (venda), apenas repondo o que tivesse vendido.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
O sistema tradicional utiliza-se de uma produção em larga escala tendo como a opção de se comprar em muitas quantidades, a fim de obter preços menores, embora se corra o risco de ficar com um estoque muito grande. em contradição ao sistema Toyota, visando o uso progressivo do seu estoque e mantendo-o abastecido apenas com a quantidade necessária para o consumo da sua fabricação.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
A fabricação no modelo Just-in-time possibilita vantagens quanto a produção qualitativa, e redução de custos quando se refere a eliminação do desperdício, porém ela não torna-se aplicável a qualquer ramo industrial, pois temos alguns ramos que contam com produção em larga escala, tais como produtos hospitalares e alimentícios.
4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por que?
Conforme dito na questão anterior, a aplicabilidade do sistema vai de encontro com o que se quer produzir. Porem, na possibilidade de implantar uma padaria, creio que o sistema de larga escala, seguido de uma analise de mercado consumidor, em termos de médias de vendas seria de boa utilidade.
Não esquecendo de aplicar a produção qualitativa e eliminação de desperdícios, ou seja, uma espécie de junção dos dois sistemas.
5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio