Sistema lógico e meios de Convencimento
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO
CURSO DE DIREITO
KÉSIA ZANONI BRITO DE SOUZA
“SISTEMA LÓGICO E MEIOS DE CONVENCIMENTO”
AUGUSTINÓPOLIS – TO
OUTUBRO DE 2011 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO – FUNEB
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO
CURSO DE DIREITO
KÉSIA ZANONI BRITO DE SOUZA
“SISTEMA LÓGICO E MEIOS DE CONVENCIMENTO”
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Bico do Papagaio – FABIC, como requisito parcial de aprovação na disciplina Lógica Jurídica.
Orientador: Prof. Dellio Lacerda.
AUGUSTINÓPOLIS – TO
OUTUBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
Os indivíduos, no dia a dia, ampliam e reforçam as possibilidades e as interações desenvolvidas nas mais diversas situações da vida social, quando travam relações em contextos argumentativos dos mais variados no tempo e no espaço.
A lógica e os meios de usá-la estão disponíveis a qualquer que um que queira usar o recurso de ‘raciocinar’, facilitando, assim, os argumentos para o convencimento geral.
Lógica e Convencimento
Comunicação. Várias são as hipóteses para obter que uma determinada pessoa, ou um público tenham certo comportamento ou que aceitem uma opinião específica.
Estas comunicações estão presentes em situações cotidianas tanto da vida privada quanto da profissional. Para que este ato de convencer aconteça, os mais diversos meios são utilizados e um deles é chamado de argumentação.
Antes de entrarmos no quesito ‘argumentação’, é necessário fazer menção à Lógica, ao pensar, ao raciocinar, ao quere alcançar o que está ao seu alcance, mas que só poderá alcançar por método da análise.
Raciocinar não é privilégio para poucos. Ao contrário do que a maioria imagina a arte de pensar, chegar a um veredicto correto, nada mais é do que exercitar aquilo que todos temos: a mente.