estudo dirigido teoria e pratica jurídica
- Dedutivo → conclusão particular, própria da situação em questão
- Indutivo → conclusão geral
2. O raciocínio provém de ideias convergentes a um pensamento lógico a compreensão humana e o conhecimento é específico atinente a uma área de atuação.
3. O conhecimento científico é baseado em raciocínio lógico mas principalmente na fundamentação específica que o estudo aprofundado proporciona. O filme Meu nome não é Jack, exemplifica que um raciocínio lógico sem o conhecimento jurídico apropriado não é suficiente para uma boa argumentação e convencimento.
4. A Lógica Formal preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocínio. Lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas de declarações. Os conceitos são rigorosamente definidos e as sentenças transformadas em notações simbólicas.
A Lógica do Razoável utilizado frequentemente no Poder Judiciário (julgamento de processos). Consiste em um conceito lógico baseado em algo justo e razoável. Fundamentada em características sociais, econômicas e legais.
5.
6. Sistema Jurídico
Ordenamento Jurídico é a disposição hierárquica das normas jurídicas (regras e princípios), dentro de um sistema normativo, cumprindo à CF o papel de preponderância - ou seja – o ápice, ao qual todas as demais leis devem ser compatíveis material e formalmente. De acordo com a pirâmide de Kelsen, a CF está localizada no topo, enquanto as demais normas ( lei ordinária, Lei complementar, decreto , portaria, ordem de serviço...) estão abaixo, dispostas conforme a hierarquia entre elas. Em suma, o ordenamento jurídico é um conjunto hierarquizado de normas jurídicas (regras e princípios), as quais disciplinam coercitivamente as condutas humanas, com a finalidade de buscar harmonia e a paz social.
7. Common Law e Civil Law Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais