Princípios da ética
Angélica Crstina de Sousa
Francinete Gila
Ivanelson Jose Silva de Oliveira Junior
Rosivane Araújo
ESTUDO DIRIGIDO
RECIFE - PE
2012
Alida Thaluna do Nascimento Siqueira
Angélica Crstina de Sousa
Francinete Gila
Ivanelson Jose Silva de Oliveira Junior
Rosivane Araújo
ESTUDO DIRIGIDO
Solicitado pela professora Flávia Brito
Da disciplina de Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
RECIFE - PE
2012
Questões 1. O que você entende por coercibilidade?
R: É a obrigatoriedade do cumprimento das leis estabelecidas. 2. Conceitue: Norma Moral e Norma Jurídica.
R: Norma Moral: São hábitos, costumes repassados pela sociedade, família, religião, escola, seguidos de acordo com a consciêcia de cada indivíduo.Ultrapasam as barreiras territoriais.
Norma Jurídica: Vem das Normas Moaris que formam descumpridas, desobedecidas.É deteminada específicamente para cada nação. Extremamente coercitível. 3. Explique, etimologicamente, a origem as Ética e da Moral.
R: A palavra ética vem do grego “ethos”, que significa carater ou modo de ser. A moral também do grego “ethos”, que traduzido para o latim “mos”, significa costumes. 4. Quais os juízos de admissibilidades da Moral e do Direito?
R: Moral: É Autônoma: parte da consciência de cada indivíduo, Unilateral: diz respeito a cada indivíduo e Incoercitível: não há penalidades legias.
Direito: É Heterônomo: estipulado à sociedade como obrigação, Bilateral: existe os dois lados, o direito de acusar e o direito defender-se, Coercitivo: existe a obrigatoriedade do cumprimento. 5. Com base nos textos, qual o pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles sobre a Ética:
R: Para Sócrates bataria o convívio entre pessoas boas e um ambiente saudável para o indivíduo ser bom.
Platão: a alma se dividem três: razão, vontade, e apetite (desejo). Defendia a criação das cidades perfeitasdenominadas “Polis”, onde apenas viveriam os considerados bons. Devendopossuir,