Etica e os principios fundamentais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................3
3 .................... 2
4 CONCLUSÃO 2
REFERÊNCIAS 2
INTRODUÇÃO
O nosso objetivo é oferecer embasamento teórico sobre a ética, e discutir sobre a importância da pratica profissional do assistente social frente sua atuação com o código de ética e com a lei que regulamenta a profissão, avaliar junto a essas praticas como se da à relação, atribuições, competência e critica no cotidiano profissional. Contextualizamos o Serviço social na década de 30 vinculado a igreja católica, objetivando zelar pelos seus interesses e proteger a família que estava ameaçada perante o comunismo.
Vamos discorrer a década de 1947 quando ocorre a aprovação do primeiro código de ética, através da Associação Brasileira de Assistentes Sociais, com conceitos ligados a preceitos da Igreja Católica.
Na década de 60, houve uma reformulação no código de ética e em 1965 aconteceram algumas mudanças, mas ainda com influência religiosa. Tendo como mudanças as tendências conservadora tradicional, a modernização conservadora que propunha mudanças, mas sem desvincular do conservadorismo, e por fim a ruptura do conservadorismo. Diante destas tendências surge o movimento de reconceituação, crítico, questionador sobre a prática da categoria e sociedade, com críticas ao conservadorismo da profissão.
Na década de 70 precisamente em 1975, os assistentes sociais debateram e formularam o código de ética da profissão, em pleno regime militar. Neste período, inovou com os Institutos de Defesa social, o exercício da profissão sendo regida pelos seus direitos e deveres e a criação dos instrumentais da profissão.
No código de 86 o modelo ditatorial entra em crise, começa os movimentos sociais organizados pela classe trabalhadora, sindicatos e até a igreja católica guiado pela teologia da libertação que lutavam pela democracia no país.
Em 1993, estão