sociologia
(Trabalho sobre Sócrates)
Thâmilla Da Silva Cabral
RGM: 1412663
Direito 1/D
Sobre a Apologia
a) Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo? para ele o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo o que acontece a sua volta e nunca pensar que já sabe de tudo, daí temos sua célebre frase: "Só sei que nada sei".O filósofo deve provar ao homem que ele nada sabe, porque, para ele, a verdadeira sabedoria é o indivíduo perceber que não sabe nada.
b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que " a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.
Ele achava que todos nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e assim, assumir a responsabilidade de viver a vida de uma forma correta e coerente, e que também, se você não parar para refletir em cada momento de sua vida em cada decisão que você toma não vale a pena você continuar a viver, "Só sei que nada sei". daí retiramos que a vida deve ser uma reflexão constante, sempre em busca de mais conhecimento, sem sanar nunca a curiosidade de alimenta o fogo do espírito do homem.
c) Como Sócrates responde as acusações que lhe são feitas?
Às acusações que lhe são feitas, ele somente diz uma frase: "Conhece-te a ti mesmo", pois as pessoas que mais falam dos outros são aquelas que não sabem nem mesmo quem são interiormente.
Sobre Críton
a) Por que segundo Sócrates é importante ouvir as leis de Atenas?
Sócrates gostava tanto de Atenas quanto de suas Leis, eis porque o filósofo prefere não colocar a sua existência acima da existência da justiça, pois diante do grande Tribunal do Hades quer se pôr e permanecer justo, sem necessitar de dar explicações ao injustificável,e defendia as leis pois achava que ela fazia bem ao Estado.
b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem a proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio? as perguntas