Modelo OSI
O modelo OSI foi criado com o objetivo de ser um standard, com protocolos para garantir a comunicação entre os mais diversos sistemas. Sua arquitetura formam 7 camadas de forma que se obtém camadas abstratas.
1. Camada Física
E camada básica, que define as especificações técnicas tais como: qual o tipo de plug; qual o material de transmissão, fibra óptica ou cobre; a interface de conexão dos cabos entre outros. Essa camada que define interfaces elétricas óptica, mecânicas e funcionais para o meio físico e transporta sinais para todas as camadas superiores.
2. Ligação de dados ou enlace
Esta camada é responsável por detectar e possivelmente corrigir erros da camada física e além disso tabe e utilizado para estabelecer um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
3. Camada de Rede
Fornece meios funcionais e de procedimento de transferência de comprimento variável de uma rede para um host ou ainda para uma outra rede, e também mantem a qualidade de serviço requerido pela cama de transporte. Esta camada também gerencia o roteamento de pacotes para que seja a Internet possível. 4. Camada de Transporte
E responsável por receber e segmentar dados para que sejam transmitidos da camada sessão para a camada de rede isso inclui o controle de fluxo, ordenação dos pacotes e a correção de erros, garantindo assim que as mensagens sejam entregues sem erros na sequência, sem perdas ou duplicações.
A camada de transporte separa as camadas de nível de aplicação
(camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3).
A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos e determina a classe de serviço necessária como orientada à conexão, com controle de erro e serviço de confirmação ou sem conexões e nem confiabilidade.
5. Camada Sessão
E responsável pela comunicação de duas aplicações em computadores diferentes.
6. Camada de Apresentação
Converte os dados recebidos para