Sistema Integrado
1. INTRODUÇÃO
A unidade de Pré-Tratamento de Óleo abordada em nosso trabalho consiste em um processo destinado a converter óleos de origem vegetal no biocombustível, o Biodiesel.
O biodiesel é um biocombustível obtido através do processo da transesterificação de triglicerídeos. A principal matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel são óleos de origem vegetal.
Ele é um líquido límpido e transparente que vai do verde amarelado ao castanho claro, além de ser renovável e biodegradável. Praticamente insolúvel em água possui odor semelhante ao dos óleos utilizados em sua fabricação, não é tóxico porém não deve ser ingerido nem inalado.
No Brasil sua utilização tem sido cada vez maior considerando que é um país com maior potencial para desenvolvimento de combustíveis alternativos, por sua grande área de terras cultiváveis e pela experiência adquirida no Pró-álcool.
Ele tem um papel signiticativo para o meio ambiente representando uma diminuição na poluição. Além de ser uma fonte de energia renovável, durante sua reação de combustão, a quantidade de dióxido de carbono liberada é inferior à combustão com combustíveis fósseis.
A utilização de óleos a serem usados no processo de fabricação demonstra a importância dos biocombústiveis, onde o seu ciclo representa uma saída para preservação ambiental. O cultivo dos vegetais utilizados na fabricação proporciona a elevada absorção de CO2 da atmosfera. Neste trabalho foram utilizados como referência para o estudo os óleos de algodão, soja, dendê e sebo.
Apesar de todas as vantagens apresentadas, ele apresenta algumas desvantagens no aspecto custo, sua produção é considerada mais alta do que a dos combustíveis normais, pela necessidade de profissionais especializados, e equipamentos sofisticados, além da falta de adaptações mecânicas dos veículos existentes para sua utilização.
2. HISTÓRICO
No Brasil, desde a década de 20, o Instituto Nacional de Tecnologia – INT estudava e