SISTEMA GESTÃO DA QUALIDADE 2 parte
1. INTRODUÇÃO A Qualidade não tem um significado popular, no melhor sentido, em termos absolutos. Industrialmente pode significar, mais e melhor, dentro de certas condições/parâmetros do consumidor já que é este em última instância quem determina a classe e a qualidade do produto/serviço que deseja. Podemos definir a Qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas, ou seja, de uma combinação de características do projecto e da produção, determinante na satisfação que o produto possa proporcionar ao consumidor, durante o seu uso. Esta definição leva-nos a pensar em termos como, fiabilidade, adequabilidade, durabilidade, que na realizada.
NBR ISSO 9001:2008
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão, portanto sua certificação é baseada na norma “ISO 9001”. Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
A norma NBR ISO 9001:2008 estabelece que a organização deve:
• Identificar os processos necessários para o SGQ e para a sua aplicação em toda a organização;
• Determinar a sequência e interação dos processos;
• Determinar critérios e métodos necessários para assegurar que, tanto a operação, como o controlo dos processos são eficazes; • Assegurar a disponibilidade de recursos e de informação necessários, para suportar a operação e a monitorização dos processos; • Monitorizar, medir e analisar os processos;
• Implementar ações necessárias para atingir os resultados planeados e a